Perspectivas futuras no cinema e efeitos especiais

Já nos últimos anos, a indústria do Cinema tem vindo a revelar várias tecnologias inovadoras com o objectivo de melhorar a experiência e aumentar a imersividade do telespectador.

Cinemas IMAX, 3D e “Grey Screen”

IMAX

IMAX é um acrónimo para Image MAXimum, e o seu nome explicita exactamente o que a tecnologia ao certo é: Um formato de fita de filme muito grande. Bastante maior do que o formato considerado “normal”.

Comparação entre o formato “normal” de 35 mm (milímetros) e o formato IMAX de 70 mm.

Com o formato IMAX, onde antes era visto o normal 24 frames por segundo, agora é possível ver filmes em 48 frames por segundo. Mas as salas de cinema não viram só melhorias nas qualidades de imagem. Com tecnologia que envolve o uso de várias colunas especificamente colocadas á volta da sala (surround sound) e de muitas outras técnicas complexas de design e composição de som, o som do filme no formato IMAX é ouvido e sentido como nunca antes tinha sido possível.

3D

Se olharmos para um determinado objecto perto de nós e taparmos um dos nossos olhos, ficamos com a sensação de que o objecto se mexeu para a direita (se taparmos o olho direito) ou para a esquerda (se taparmos o olho esquerdo). Isto é porque cada um dos nossos olhos tem uma diferente perspectiva do mundo. O nosso cérebro é que, habituado a estas descrepâncias milimétricas, funde as duas imagens e permite-nos ver a três dimensões. Este fenómeno é chamado de visão estereoscópica.

A tecnologia de cinema a três dimensões, ultimamente muito usada e falada, trabalha precisamente com esta característica da visão humana. Com o uso duma câmera com duas lentes, separadas pela mesma distância milimétrica a que os nossos olhos estão um do outro, obtêm-se duas filmagens distintas uma da outra. Depois, num sistema de projeção IMAX 3D, o projector da esquerda, emite a filmagem feita na lente esquerda, e o projector da direita a filmagem feita na lente direita. No entanto, o projector da esquerda emite a sua luz polarisada num plano vertical, enquanto que o projector da direita emite a sua luz polarisada num plano horizontal.UntitledQuando estamos a usar os óculos 3D, a lente da esquerda apenas permite ver a imagem da esquerda (vertical), e a lente da direita apenas a imagem da direita (horizontal). A separação de vermos duas imagens distinas em cada olho cria a sensação de profundidade e distância que vemos no nosso mundo real, fazendo assim com que a tecnologia 3D crie uma mais imersiva sessão de cinema.

Nota: Os lados das polarisações podem mudar de acordo com a pesquisa feita nesta tecnologia. Algumas fontes indicaram exemplos como foi descrito acima, e outras exemplos com o plano horizontal do lado esquerdo e o vertical do lado direito.

Perspectivas futuras no cinema e efeitos especiais

Quais são então as perspectivas futuras na área em que se focou o blogue?

“Grey” Screen

Já são usados em alguns estúdios os Grey Screen e não os famosos Green ou Blue Screen. Este sistema avançado e recente usa um pano cinzento que é feito de milhares de pequenas, quase invisíveis ao olho nu, esferas de vidro. Depois, um anel de luz LED verde é colocado nas lentes da câmera, que foca a luz no pano. Este reflete a luz de volta às lentes, o que instantaneamente produz uma luz verde muito brilhante na câmera, necessitando-se assim de muito menos métodos de iluminação do que os normais green e blue screen.

O resto do processo é bastante semelhante ao do green screen, no que toca à substituição da reflexão intensa de luz verde por ambientes virtuais.

Impressoras 3D

Apesar de parecer um bocado estranho, impressoras 3D já foram utilizadas no mundo do Cinema, em filmes como Jurassic World: The Lost World, Iron Man 2 e Avengers: Age of Ultron para criar utensílios como o fato de Iron Man. Este processo não só poupa tempo e dinheiro, pois evita que se gastem semanas a criarem-se moldes para os objectos pretendidos, como possibilita também aos designers produzirem peças extra para os fatos ao simplesmente imprimirem-nas.

Realidade Virtual e Cinema 4D

Já é uma ideia relativamente comum, a de ultrapassar o 3D e entrar mesmo nas quatro dimensões cinematográficas onde o telespectador hipoteticamente poderia interagir a tempo real com o ambiente que o rodeia e até mesmo com a história ao entrar num ambiente completamente virtual com tecnologias como o Oculus Rift. Seria também possível assistir a filmes vistos de perspectivas diferentes, por exemplo o ponto de vista de uma certa personagem.

Um dos grandes objectivos presentes na indústria dos efeitos visuais é a criação de duplos humanos feitos digitalmente, isto é, a possibilidade de criar em computador personagens humanas, com expressões e emoções humanas e inseri-las em filme, junto a actores reais em tempo real usando a mesma tecnologia usada em Avatar, onde se filma a ação numa câmera que permite visualizar o ambiente virtual.

Nunca vamos estar totalmente imersos enquanto estivermos a olhar para um quadrado, quer seja uma tela de uma sala de cinema, quer seja um ecrã de computador. Temos de nos livrar disso e pôr o jogador dentro da experiência, para onde quer que olhes, estás rodeado por um espaço a três dimensões. Isso é o futuro.” – Steven Spielberg.

Referências:

http://www.virtualstudio.tv/blog/post/14-what-is-chroma-keying-and-how-do-green-screens-work

http://www.physics.org/article-questions.asp?id=56

https://en.wikipedia.org/wiki/IMAX

http://www.hookedupinstalls.com/the-future-of-movie-special-effects/

http://www.dazeddigital.com/artsandculture/article/20476/1/the-future-of-visual-effects-and-immersive-content

http://www.digitalartsonline.co.uk/features/motion-graphics/oscars-future-of-vfx-framestores-tim-webber-double-negatives-paul-franklin-cinesites-eamonn-butler-discuss-whats-next-for-visual-effects/

http://thecreatorsproject.vice.com/blog/10-expert-opinions-on-the-future-of-film

http://blog.leapmotion.com/storytelling-4th-dimension-whats-future-vr-cinema/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s