Animação

Apesar do tema do nosso grupo não ser especificamente animação, vamos dar uma pequena noção de como os sistemas computacionais participam nesta área do cinema. Para exemplo disto, foi escolhido em particular o exemplo do filme “Brave”.

O cabelo da personagem principal deste filme, a princesa Merida, foi feito duma forma nunca antes vista devido à sua complexidade. Foram digitalmente e individualmente esculpidos mais de 1500 fios ruivos encaracolados, que geraram no total, 111 700 cabelos para a personagem.

Para que isto fosse possível, foi criado um programa de simulação de movimento, pois nunca antes tinha sido pedido tanto pormenor numa específica área do corpo duma personagem. Os programas de simulação anteriormente usados pela Pixar eram demasiado simples para a criação do cabelo de Merida porque: o cabelo desta necessitava de muito mais cálculos em termos de colisão cabelo com cabelo (soft body colisions), do que algum outro filme da Pixar já tinha necessitado, e porque os caracóis em si eram um grande desafio do ponto de vista da simulação de movimento.

A equipa de simulação demorou três anos para obter os resultados pretendidos. Para fazer o trabalho no resto do filme inteiro, a equipa demorou apenas 6 meses, o que é bastante fora do comum.

Referências:

https://www.fxguide.com/featured/brave-new-hair/

http://pixar.wikia.com/wiki/Merida

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s