Breve resumo da história do cinema

Tudo começou em 1832, com o Zootropo, um “brinquedo óptico”, composto por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar este tambor, é criada a ilusão de movimento dos desenhos.

tarzan

Em 1893, Thomas Edison, o inventor da lâmpada e do fonógrafo, toma interesse na ideia das “imagens que se movimentam” e constrói, com ajuda do seu assistente, W. K. L. Dickson, a The Black Maria, onde são filmados pela primeira vez pequenos filmes, como “The Kiss”, onde apenas mostrava um casal a beijar-se.

Os irmãos Lumiére, em 1894, inventam o “Cinematógrafo”, uma câmara que tanto servia para filmar como para projectar. O Cinematógrafo era baseado no design da máquina de costura e filmava a 16 frames por segundo. Aqui terá nascido o Cinema.

cinematografo

Em 1895, “La Sortie de I’usine Lumiére a Lyon” (Trabalhadores a sairem da fábrica Lumiére), foi o primeiro filme a ser filmado e posteriormente exibido numa sala para várias pessoas.

Em 1902, com a fantasia épica de 15 minutos, “Le Voyage dans la Lune” (ou em português “Viagem á Lua”),  George Méliès impressionou toda a gente com a paródia das escrituras de Julio Verne e H.G. Wells. Ao misturar o filme em si com desenhos e miniaturas, Méliès criou algo nunca antes visto.

Foi também o primeiro filme com cores, sendo estas pintadas na fita do filme e não as cores reais da filmagem.Le_Voyage_dans_la_lune

Referências: http://www.earlycinema.com/timeline/index.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s